Há tempos não via uma analogia tão graciosa e tão humana como a do vídeo abaixo. Recebi da minha coleguinha de profissão, Miriam Aranovich, e resolvi passar para vocês.
Intitulado de Instruction Manual for Life (Manual de Instruções para a Vida), a animação mostra a reação de um homem que aprendeu a montar uma prateleira através dos ensinamentos de seus pais.
Ainda criança, ao ir à casa de um amigo da escola, ele se choca ao ver que o armário do amigo estava organizado diferente do dele. Ao contar para os seus pais sobre o modo com que o amigo arrumava a prateleira, eles dizem ao garoto que o amiguinho não sabia ler o manual. Naquele momento a afirmação de seus pais foi tão grave quanto se o seu ar vital o faltasse.
A partir daí ele começa a pré-conceituar a tudo e a todos. Até que num certo dia, cansado de ver apenas um lado da moeda, ele lê novamente o tal manual de instrução. Depois de refletir, ele acaba crendo que o objeto podia ter a característica de cada pessoa que a montasse e que isso não tirava da prateleira o papel funcional que ele exercia dentro da conveniência da vida do outro, inclusive a de seus pais.
O vídeo mostra que a diversidade é algo escancarado no cotidiano, mas que as vezes por colocarmos nossos pensamentos no "automático" podemos perder grandes chances de aprender com a pluralidade que o outro tem a nos oferecer.
É tudo uma questão de respeito e de ambas as partes!
Vejam!
Raphael Mathias
PARACHOQUE DO DIA:
"A diversidade é o local da arte." - Albert Camus
15 de abr. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário